terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A odisseia de marcar viagens com crianças…

Hoje falo de um problema que afeta praticamente todos os que viajam em família com crianças. Infelizmente o tempo passa e continua ser muito complicado para quem viaja com crianças. Não consigo perceber, como é que a maioria dos hotéis quando planifica a sua estratégia de vendas, se esquece que há pessoas que têm filhos…e que viajam…será que há assim tão poucas famílias no mundo que viajam com os filhos???

Continuo a assistir em diversos fóruns, seja na internet, seja nas minhas relações pessoais, a uma incompreensão e dificuldade em conseguir marcar férias com crianças, isto porque a maioria dos hotéis, só está praticamente formatada para vender quartos duplos… O mercado mundial é o “quarto duplo” e o resto logo se vê, esta é a atitude do grosso da oferta hoteleira mundial…

Quando vamos por exemplo tentar marcar um quarto com duas crianças pequenas, com menos de 5 anos, surgem normalmente 4 hipóteses: em mais de 50% dos hotéis simplesmente não é possível sequer fazer qualquer reserva…, logo, eliminamos estes hotéis, depois temos cerca de 30% dos hotéis, que é possível fazer a reserva mas o preço do quarto é praticamente o dobro e pergunto será que o quarto não é o mesmo???, ou então os hotéis que nos colocam o rótulo de família e nos impingem automaticamente uma suite que nos vai sair a mais do dobro do preço de um quarto, em alguns casos este tipo de situação aceita-se até porque os quartos não têm dimensão para colocar 2 berços ou uma cama extra e um berço ou até 2 camas extras, mas não ficariam a ganhar os hotéis que tivessem uma solução para famílias estabilizada e com preços mais próximos de um quarto duplo???Por fim temos cerca de 20% dos hotéis, que querem ser competitivos no mercado de férias em família e permitem alojar pelo menos 2 crianças num quarto, sem custos adicionais ou com custos reduzidos.




Custa-me ver que, numa altura em que os mercados estão muito bem definidos e a competitividade é grande, há cerca de 80% de hotéis pelo mundo, que ainda não conseguem identificar mercados ou não sabem lidar com eles da melhor forma. Quando é que os hotéis vão perceber que são eles que se têm adaptar aos clientes (dentro do limite do bom senso, naturalmente) e não os clientes adaptar-se ao hotel. Estamos no negócio do laser, das férias, das viagens de negócios…a missão de um hotel é substituir a nossa casa oferecendo-nos uma experiência agradável, seja um resort ou um hotel de cidade, ele deve conseguir adaptar-se aos seus clientes e não criar entraves num rol interminável de regras.

O mesmo se passa numa qualquer agência de viagens ou operador, quando consultamos ou reservamos viagens em sites de internet, quando chegamos à parte das crianças, a informação que aparece habitualmente é “condições para crianças sobre consulta”, ou então só tem informação para 1 criança. Será que é assim tão difícil colocar a informação sobre as condições para crianças????

Felizmente há alguns operadores que já perceberam que há famílias que viajam e tentam adaptar a sua oferta a esta realidade, oferecendo descontos, num conceito já enraizado de “crianças grátis” ou só pagam x%, o que é mais estranho é que nem eles, nem agências de viagens, comunicação/promovem eficazmente esta situação, que está normalmente remetida para o catálogo geral de férias por zonas geográficas.

Gostava que de uma vez por todas, o número de hotéis que tivesse na sua oferta valores (e já agora competitivos!) para quartos com crianças deixasse de ser 20% e passasse a ser 80%, gostava também que as agências ou operadores anunciassem devidamente as condições para crianças e indicassem quando oferecem grandes descontos ou “crianças grátis”.

Vamos continuar a ser amadores e ignorar os vários mercados que existem ou vamos ficar todos a ganhar???

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